SAM – Plataforma de Alta Performance

SAM®, versão 3: é mais que um sistema integrado de gestão empresarial, é um compacto e moderno ERP (Enterprise Resource Planning) composto por aplicativos que compartilham a base de dados, proporcionando integridade da informação uma vez que não há replicação de dados, garantindo ao gestor da empresa que a informação disposta em seus diversos documentos,consultas e relatórios provem de única fonte. Além disso, os aplicativos têm a capacidade de aprender as regras de negócio da empresa tornando o SAM uma plataforma inteligente e adaptável as necessidades específicas de controle do gestor empresarial.

Desenvolvido pela Multitec para atender às necessidades gerenciais com recursos capazes de otimizar os processos administrativos, comerciais, produtivos, financeiros, contábeis, fiscais, gestão de materiais e recursos humanos. Disponível em uma única versão, rico em soluções e de baixo custo. Desenvolvido em ambiente gráfico, é extremamente intuitivo e de fácil navegabilidade, tendo como forte característica a concordância estrutural e a facilidade de aprendizagem e uso.

Composto de telas, base de dados, relatórios, grades de consultas e outros componentes de software rigorosamente padronizados, que conjugados harmonicamente com as funções do hardware, tornam o SAM um sistema modular capaz de dar respostas consistentes às necessidades de gestão de seu negócio em tempo real. Tais características contribuem significativamente no aprendizado e na produtividade operacional dos usuários.

 

Diferenciais

 

Baixo custo de aquisição, implantação, manutenção e suporte;
Multi-usuário e multi-empresa;
Cadastros compartilhados entre as empresas usuárias;
Consolidação da base de dados das empresas em tempo real;
Garantia de atualização tecnológica, legislação e gestão administrativa;
Instalação simplificada, podendo ser instalado em dispositivos móveis;
Download das atualizações feitas automaticamente;
Altamente padronizado facilitando o aprendizado e a operação.

Tecnologia: Desenvolvido em JAVA, livre de DLL, suporta diversos sistemas operacionais e ambientes de rede. Homologado atualmente para operar com os bancos de dados PostgreSQL, MS SQL Server e Oracle.

Parametrizável e Customizável: Parametrizável quanto as normas contábeis e fiscais, cálculos trabalhistas, privilégios de usuários, composição de telas e relatórios e altamente customizável com ferramentas facilitadoras intrínsecas.

Sistema Ativo: Dispõe de serviços que interagem com o usuário em tempo real proporcionando ao usuário a tranquilidade de que nenhuma obrigação ou compromisso está sendo esquecido.

Segurança: Gerenciamento de senhas de acessos, senhas criptografadas, menus de tarefas configuráveis, níveis hierárquicos de usuários, monitoração (log) de acessos a registros e um amplo conjunto de parâmetros que regulam limites, permissões e acessos às diversas funções dos sistemas.

Modular: O SAM é composto por 7 módulos e cada módulo agrupa diversos sistemas, todos integrados, rigorosamente padronizados e podem ser implantados gradativamente conforme a necessidade e urgência do cliente.

 

Comercialização: O SAM é comercializado de duas formas: (1) Aquisição de Licenças, neste caso o cliente compra as licenças de uso que julgar necessário para informatização de seu negócio. Cada licença permite um acesso ao banco de dados e é composta por todos os sistemas do SAM. Será instalado no computador do cliente a versão atual na data de aquisição e o cliente usará livremente pelo tempo que desejar. A outra forma é a (2) – Locação Licenças, neste caso cliente loca uma certa quantidade de licenças e ainda pode, nesta opção, selecionar somente os sistemas que desejar para informatização de seu negócio. Será instalado no computador do cliente a versão atual na data da locação e o cliente usará livremente pelo tempo que contratar.

Licença de uso: Consiste no direito de usar os sistemas que compõem o SAM limitando o acesso simultâneo ao banco de dados ao número de licenças adquiridas. Não existe limite de usuários, as licenças limitam somente o acesso simultâneo dos usuários ao banco de dados. O cliente poderá adquirir quantas licenças necessitar para gerir seu negócio. A aquisição de licenças consiste no direito cedido ao cliente de usar permanentemente o SAM na versão que adquiriu. A locação de licenças consiste no direito cedido ao cliente de usar o SAM na sua versão mais atual, durante a vigência do contrato de locação.

Estudo de Viabilidade: A decisão de implantar um sistema de gestão empresarial integrado, causará grandes impactos sobre os processos de negócio da empresa e também em sua organização, além de demandar investimentos financeiros em recursos físicos e humanos. O estudo de viabilidade consiste em avaliar todos os processos que serão informatizados a fim de mensurá-los adequadamente com o objetivo de fornecer ao cliente um relatório prevendo a demanda dos recursos necessários, auxiliando-o na sua decisão de aceitação ou rejeição de implantar o SAM.

Serviço de Manutenção: Este serviço garante a atualização dos programas no computador do cliente (download automático) sempre que estes são corrigidos por apresentarem erros em suas funções, por alterações na legislação vigente e contemplada nos sistemas, por nova legislação editada pelo governo ou não contemplada nos sistemas e por avanços tecnológicos.

Serviço de Suporte Técnico: Proporciona ao cliente ajuda constante e ilimitada aos seus usuários no dia a dia, garantindo todo e qualquer esclarecimento de dúvidas quanto à funcionalidade dos sistemas. Os serviços são prestados por empresas especializadas devidamente certificadas pela Academia Multitec.

Academia Multitec: A Academia Multitec foi criada afim de instrumentalizar usuários e profissionais da área de TI que queiram atuar com o SAM. Dentro dessa premissa, disponibiliza um portfólio completo para formação e certificação de profissionais que queiram conhecer ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) voltadas para a gestão de negócios a fim de atuarem no competitivo mercado de consultoria empresarial ou potencializar seu nível de empregabilidade aumentando seu conhecimento em gestão empresarial. A princípio a academia fornecerá conhecimento na ambiência do SAM, mas corolariamente avançará para um escopo de maior abrangência, e num futuro propício, se tornar referência em educação empresarial.

Além dos cursos a Academia Multitec oferecerá três níveis de certificação às pessoas que queiram se tornar Usuário Master, Consultor Intermediário ou Consultor Master, são elas:

–  Certificação Prata, para Usuário Master
–  Certificação Ouro, para Consultor Intermediário
–  Certificação Diamante, para Consultor Master

As certificações deverão ser expedidas pela Academia e validadas periodicamente mediante participação em cursos destinados a esses fins nos quais o aluno será submetido a questionamentos e deverá provar assimilação igual ou superior a 80% do conteúdo ministrado.

Pessoas certificadas pela academia poderão, se desejar, serem anunciadas gratuitamente nas mídias exibidas pela Multitec e seus Parceiros além de serem recomendadas aos clientes do SAM como profissionais certificados para serem contratados ou consultados.

Certificação Prata

Cursos requeridos:

Introdução a TI e Gestão Empresarial
Introdução ao ERP SAM
Um ou mais módulo

Certificação Ouro

Cursos requeridos:

Introdução a TI e Gestão Empresarial
Introdução ao ERP SAM
Módulo Gestão de Materiais
Módulo Gestão Comercial
Módulo Gestão Financeira
Módulo Contábil/Fiscal
Módulo Recursos Humanos

Certificação Diamante

Cursos requeridos:

Introdução a TI e Gestão Empresarial
Introdução ao ERP SAM
Módulo Gestão de Materiais
Módulo Gestão Comercial
Módulo Gestão Financeira
Módulo Contábil/Fiscal
Módulo Recursos Humanos
Linguagem de programação Grooving aplicada ao SAM
Linguagem de programação Java aplicada ao SAM
SQL aplicada ao SAM
Gerador de relatórios SAM


 

Serviço de Implantação: A implantação e configuração adequada do SAM é um fator crítico de sucesso, portanto se constituí num serviço indispensável. Estes serviços consistem em instalar os produtos adquiridos pelo cliente, configurá-los adequadamente as necessidades de gestão do negócio e quando necessário customizar rotinas e programas que venham a atender necessidades específicas do cliente e, sobretudo, treinar os usuários envolvidos de cada setor/departamento que utilizarão direta ou indiretamente o SAM.

Este serviço será elaborado em 5 etapas:

1a Etapa, Levantamento: análise e documentação dos processos a serem informatizados para estimativa dos prazos, custos, investimentos e impactos causados pela reengenharia dos processos administrativos.

2a Etapa, Modelagem: consiste em configurar o SAM para atender as necessidades de gestão do cliente, definir customizações e preparar o banco de dados para início dos cadastros.

3a Etapa, Implantação: consiste em treinar os usuários, acompanhar a elaboração dos cadastros, ajustar os parâmetros e implantar as customizações.

4a Etapa, Produção: acompanhamento dos processos informatizados, suporte, correções e ajustes necessários não previstos no levantamento.

5a Etapa, Finalização: avaliação geral dos processos informatizados, análise de produtividade, métricas, aderência e satisfação dos usuários.

Módulos e Sistemas do SAM

Administração e Cadastros

  • CAS Cadastro e Adm. do SAM
  • CGS Cadastros Gerais do SAM
  • SCD Cubo de Dados


  • SPP Planejamento da Produção
  • SCQ Controle de Qualidade
  • SCE Controle de Estoques
  • SPC Preços e Custo
  • SMR Manutenção de Recursos

Gestão de Materiais


Gestão Financeira

  • SCF Controle Financeiro
  • SCN Controle por Negócios
  • SCC Controle de Comissões
  • SCO Controle Orçamentário


  • SAC Atendimento ao Consumidor
  • SCV Compra e Venda
  • SPV Ponto de Venda

Gestão Comercial


Gestão de Recursos Humanos

  • SRH Recursos Humanos
  • SFP Folha de Pagamento
  • SCA Controle de Acessos


  • SLF Livros Fiscais
  • SRF Recebimento e Faturamento
  • SGC Gestão Contábil
  • SAP Ativo Imobilizado
  • SGT Gestão de Tributos

Gestão Fiscal e Contábil