Ferramenta para Planejamento de Recursos de Produção ou seja um MRP (do inglês Manufacturing Resource Planning). O SPP, a partir do Plano de Produção e das Ordens de Produção, que aliados as Composições dos Produtos, ou se preferir a Lista de Materiais conhecida academicamente como BOM (do inglês Bill Of Materials), dará ao gestor da produção, informações para controlar da fabricação de seus produtos (entrada) como também do consumo de componentes aplicados a tais produtos (saída). O sistema possibilita que se efetue apontamentos de processos quanto a volumes e tempos, gestão dos custos de produção, integração com os sistemas de estoque, de compras e de vendas, simulação de cenários para demonstrar demandas de componentes entre outros recursos. Dispõe de configurações altamente flexíveis capaz garantir ao gestor de materiais a precisa demanda de recursos a fim de providenciá-los em tempo e quantidades exatas evitando desperdícios ou investimentos desnecessários. O SPP dispõe de processos aptos a planejar as necessidades de materiais, ou seja, contempla o MRP I (do inglês Material Requirements Planning), já os processos de planejamento dos recursos de manufatura, ou seja, o MRP II (do inglês Manufacturing Resource Planning) não contempla, pelo menos no que diz respeito ao planejamento das necessidades de capacidade, ou seja, o CRP (do inglês Capacity Requirements Planning) que normalmente envolve a capacidade de produção quanto a máquinas, equipamentos e mão-de-obra.
Planejamento da Produção
Controle de Qualidade
Ferramenta para administração e registro de procedimentos e mensurações (medições, constatações, pesagens, etc.) previamente especificadas que assegurarão que os produtos produzidos e/ou adquiridos atendam as expectativas de qualidades consideradas aceitáveis pela empresa a fim de garantir que seus produtos tenham a qualidade exigida por seus clientes proporcionando satisfação de fidelidade dos mesmos.
Controle de Estoques
Ferramenta para gestão dos estoques de itens utilizados pela empresa com diversos serviços para elaboração de lançamentos de entradas e saídas, controle de saldos e outras tarefas que contribuirão para a produtividade dos serviços inerentes ao controle dos estoques. Este sistema é a base de informação para os sistemas da área comercial e da área de gestão de materiais pois mantém em sua base de dados os itens organizados e controlados quanto a sua quantificação, qualificação e localização, permitindo seleção adequada dos itens disponíveis, reservados, classificados por lotes, séries e validades dando respostas imediatas nos processos de rastreabilidade, demanda de produção, demanda de vendas e entregas e demandas de compras nas quantidades e qualidades adequadas aos volumes de negócios praticado pela empresa.
Preços e Custos
Ferramenta para administração, apuração e distribuição dos custos de produção. O SPC possibilitará que os produtos fabricados e inseridos no estoque (SCE) pelo sistema de produção (SPP) possam ser valorizados (custeados) pelo custo das matérias primas (componentes) aplicadas diretamente e mensuradas na Ordem de Produção, este é o ‘Custo Variável ou o Custo Direto’ mais os ‘Custos Fixos ou Custos Indiretos’ que serão absorvidos pelos mesmos produtos por meio de rateios. Os ‘Custos Fixos ou Custos Indiretos’ serão obtidos na contabilidade (SGC) nas contas e/ou nos centros de custos ou, ainda, obtidos na planilha de custos na qual o usuário deverá informar os respectivos valores. Sendo assim o Sistema de Custos (SPC) é totalmente dependente do Sistema de Produção (SPP) e do Sistema de Estoques (SCE) e opcionalmente dependente do Sistema Contábil (SGC) uma vez que este pode ser substituído pela planilha de custos.
Manutenção de Recursos
Ferramenta para auxiliar nos serviços de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva a serem executados nos bens patrimoniais. Os serviços serão formalizados em Ordens de Serviço as quais serão geradas a partir de Solicitações de Serviços ou de uma Agenda previamente estabelecida. Ao ocorrer qualquer tipo de defeito ou mau funcionamento nos bens, os funcionários podem, através da Solicitação de Serviços informar ao departamento competente, bem como documentar a chamada e a necessidade da manutenção, já na Agenda de Serviços um bem patrimonial (equipamento, máquina, prédio, terreno, veículo, etc) poderá ter os serviços que necessitam ser realizados agendados e determinando (opcionalmente) a periodicidade que esses serviços devem ocorrer a fim de facilitar a gestão das manutenções, mostrando ao administrador serviços a serem executados em um futuro próximo e isso lhe proporcionará melhor uso dos recursos materiais e humanos. Também dispõe de controle de Caixas de Ferramentas entregues aos trabalhadores que efetuarão as manutenções e por fim, permite coleta de medições, que são elementos dos bens patrimoniais que devem ser medidos e registrados periodicamente com objetivo de providenciar as manutenções necessárias em tempo certo.
Logística de Materiais
Ferramenta para planejamento, controle e conferências de armazenamento e movimentação de itens (produtos, materiais e mercadorias) comprados, produzidos e comercializados pela empresa. Este sistema dará agilidade na gestão dos armazenamentos, separação de itens, apoio ao faturamento e movimentações de recebimentos e despachos de itens, auxiliando os sistemas ligados a área comercial. Certamente uma boa gestão logística pode representar uma grande vantagem competitiva para o negócio, aumentando os lucros e reduzindo os desperdícios, tanto de dinheiro quanto de tempo e recursos patrimoniais e para isso o SML dispõe de cinco serviços que auxiliarão o gestor logístico os quais são:
Romaneio de Itens: É um documento, devidamente registrado na Central de Documentos, no qual o gestor de itens (produtos, materiais e mercadorias) relaciona as unidades dos itens que serão consideradas nos ‘Documentos SCV’ de venda/saída de itens para posterior faturamento, ou seja, para num futuro próximo gerar os ‘Documentos SRF’ de venda/saída de itens.
Lotes de ‘Documentos SCV’: É um arquivo onde se coleciona ou agrupa ‘Documentos SCV’ para que sejam faturados juntos, podendo este agrupamento ser por veículo, entregas, região, etc.
Expedição: Proverá ao gestor logístico uma visão panorâmica (View) das cargas e veículos facilitando seu trabalho de monitorar os veículos que estão aguardando ckeck-out (cargas prontas para viagem), veículos aguardando ckeck-in (cargas sendo entregues, aguardando retorno), veículos disponíveis para serem alocados a novas viagens, documentos a serem entregues e dados de cargas concluídas, ou seja, entregues ou não entregues.
Armazém (WMS): Dispõe ao gestor logístico dois serviços principais, entre outros, para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos de estocagem nos depósitos e armazéns, sendo estes dois serviços, um de Entrada e o outro de Saída pelos quais serão inseridos (entrada) ou retirados (saída) itens nos estoques em ‘Locais WMS’ que serão livremente cadastrados pelo usuário. A movimentação de entrada ou saída de forma dinâmica e automática de itens nos estoques é academicamente chamada de WMS, sigla para Warehouse Management System, ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém.
Gestão de Projetos
Ferramenta para gestão de projetos provendo o (1) controle dos custos envolvidos, (2) administração dos prazos de execução das atividades relacionadas a cada fase do projeto e (3) controle de utilização de itens ao longo do tempo do projeto, auxiliando o administrador a monitorar a pontualidade da entrega de cada parte dos projetos e dos custos a fim de obter os resultados esperados e atender as perspectivas do cliente quanto a prazos, preços e qualidade.